O que é o exame?

A análise cromossômica por microarray permite detectar ganhos ou perdas (duplicações ou deleções) do material genético que seriam muito pequenas para serem vistas pela técnica do cariótipo convencional com banda G, além de ter maior precisão, acurácia e sensibilidade.

Para que serve este exame?

O array pré-natal está indicado na presença de histórico familiar de alterações cromossômicas, gestação com exames bioquímicos (triagem tripla) elevados, gravidez com múltiplas anomalias congênitas detectadas por ultrassom, gestação com cariótipo anômalo que requer caracterização molecular.

Documentos Necessários

– Cópia do pedido médico
– REQ06828 – TCLE para Testes Genéticos para Diagnóstico Pré-natal
– Documento 1: Link Documento
– Documento 2: Link Documento


Nota: Caso os links não tenham conteúdo, não se preocupe pois não sera necessário.

Preparo

Clínica de reprodução humana

Verificar com a clínica que realizará o procedimento

SANGUE FETAL (CORDOCENTESE) – Coletar de 1 a 5 mL de sangue de cordao umbilical em seringa heparinizada (heparina sodica).
Manter a amostra na própria seringa, preferencialmente, trancando a ponta (bico) da seringa. Enviar em temperatura ambiente. NÃO CONGELAR AMOSTRA. Imprescindivel o envio do questionário para cariótipo fetal, pedido médico.

LÍQUIDO AMNIÓTICO
Colher, em condicões assépticas, 20 ml em seringas descartáveis SEM EMBOLO. Usar seringa sem toxicidade para células de líquido amniótico.
Deixar o material na própria seringa e trancar a ponta (bico) da seringa.
Enviar o material refrigerado, com gelo reciclável, ou em temperatura ambiente, ambos em caixa de isopor. NAO CONGELAR O MATERIAL. Cuidar para que o gelo reciclável nao entre em contato direto com amostra.
IMPORTANTE: Após a coleta, a amostra devera chegar no laboratório dentro de 48 HORAS. Imprescindível o envio do questionáro para cariótipo fetal e pedido médico.

VILOSIDADE CORIÔNICA
Colher de 20 a 50 mg de vilosidades Coriônicas, com total assepsia. Deixar o material na própria seringa com meio de cultura estéril, trancando a ponta(bico) da seringa.
Enviar o material refrigerado, com gelo reciclável, ou em temperatura ambiente, ambos em caixa de isopor. NÃO CONGELAR O MATERIAL. Cuidar para que o gelo reciclável não entre em contato direto com amostra.
IMPORTANTE: Após a coleta, a amostra deverá chegar no laboratório dentro de 48 HORAS. Enviar o questionário e termo de consentimento preenchido.
Entregar as amostras com urgência, devido à baixa estabilidade do material (24h. Obrigatório preenchimento e assinatura do Termo e Questionário, Pedido Médico, e Laudo do Cariótipo de um dos genitores.

Orientações Gerais

Dependente do material a ser coletado

Código TUSS

40503240

Digite um comentário