O que é a Trissomia 18?

Trissomia 18, também chamada de síndrome de Edwards, é uma condição causada por um cromossomo 18 extra. Normalmente, os seres humanos têm 46 cromossomos que vêm em 23 pares. Os bebês que nascem com a Trissomia 18 tem três cópias do cromossomo 18, ao invés de duas.

Quais são as características comuns da Trissomia 18?

Bebês com Trissomia 18, normalmente têm defeitos de nascimento que colocam a vida em risco e deficiências intelectuais graves. Eles têm, frequentemente, coração e cérebro defeituosos, além de desordens congênitas em outros órgãos. Bebês com a Trissomia 18 podem nascer bem pequenos e ter um crescimento lento.

Qual é a incidência da Trissomia 18?

Cerca de 1 em 3.000 bebês nasce com a Trissomia 18.

Os bebês com trissomia 18 necessitam de cuidados médicos extras?

Sim, na maioria dos casos os bebês com Trissomia 18 precisam de muitos cuidados médicos especiais, especialmente para ajudar na respiração e na alimentação. Outros tipos de tratamento dependerão de outros diversos problemas de saúde da criança.

Bebês com Trissomia 18 podem ter uma vida normal?

Muitas das gravidezes diagnosticadas com Trissomia 18 são naturalmente abortadas. Bebês nascidos com essa condição geralmente tem apenas alguns dias ou semanas de vida. Apenas 5 a 10% dos bebês com Trissomia 18 vivem mais de 1 ano.

Os bebês com trissomia 18 têm QIs normais?

Bebês com Trissomia 18 têm deficiência intelectual grave.

Como acontece a Trissomia 18?

Na maioria dos casos, a Trissomia 18 é um acidente genético, acontece por acaso. Não há nada que você possa fazer antes ou durante a gravidez para provocar ou prevenir a Trissomia 18.

Qual é o próximo passo?

O teste Panorama, da empresa americana Natera, realizado na Chromosome Medicina Genômica, investiga o sangue da futura mãe e procura no DNA do feto problemas cromossômicos específicos. Esta é uma novíssima forma de triagem genética. É recomendável que você converse com o seu médico, ou com o seu conselheiro genético, sobre outros testes existentes para saber se o bebê tem Trissomia 18. Existem dois testes para verificar os cromossomos do bebê, durante a gravidez. Um deles é o teste do Vilo Coriônico (CVS), que pode ser realizado com 10 a 12 semanas de gestação. O outro teste é o Amniocentese, que pode ser feito a partir da 15ª. semana de gestação. Se você preferir não fazer testes durante a gravidez, testes dos cromossomos podem ser feitos depois do nascimento do bebê.

Onde posso aprender mais sobre Trissomia 18?

Seu médico pode encaminhá-la para um profissional de genética em sua área. Médicos geneticistas e conselheiros genéticos podem discutir condições como a Trissomia 18 com mais detalhes e responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre os seus resultados.

Aconselhamento Genético

Aconselhamento Genético

Gravidez Gemelar a partir da nona semana

Gravidez Gemelar a partir da nona semana

Teste de Paternidade – Não invasivo

Teste de Paternidade – Não invasivo

Teste Genético Pré-Natal Não Invasivo

Teste Genético Pré-Natal Não Invasivo

Teste de compatibilidade genética entre o casal

Teste de compatibilidade genética entre o casal

Sexagem Fetal: Sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação.

Sexagem Fetal: Sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação.

Teste Genético de RH Fetal

Teste Genético de RH Fetal

Diagnóstico Genético Pré-implantacional

Diagnóstico Genético Pré-implantacional

Ligue para nós

11 4561-2760

Fale Conosco via WhatsApp

11 98880-3331
Atendimento especializado