13/05/2014 – Portal VEJA – Homens mais baixos vivem mais, diz estudo

Por maio 15, 2014Matérias

Pesquisa feita com americanos de origem japonesa mostra uma relação entre a altura e a longevidade

Altura pode estar relacionada a menor longevidade em algumas populações

Altura pode estar relacionada a menor longevidade em algumas populações (Thinkstock)

Estatura e longevidade apresentam uma conexão direta — pelo menos para homens de origem japonesa. É o que mostrou um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos, Japão, Austrália e México, publicado na semana passada, no periódico Plos One.

Limitações — Os autores da pesquisa explicam que a amostra utilizada é bastante homogênea geneticamente e portanto não corresponde à população mundial.

“O estudo é bem desenhado e pode indicar que a genética desempenha um papel muito importante na longevidade, mas não permite afirmar que as pessoas mais baixas vão viver mais. Essa correlação precisa ser avaliada em outras populações”, diz o médico geneticista Dr. Ciro Martinhago, diretor da clínica Chromosome Medicina Genômica, em São Paulo, que não participou do estudo.

Segundo Martinhago, a longevidade provavelmente não se deve à altura, mas ao fato de que os portadores da variação do gene FOXO3 metabolizam insulina com mais eficiência. “O processamento da insulina e a altura são consequência da presença desse gene”, afirma o médico.

CONHEÇA A PESQUISA

Digite um comentário