Aconselhamento Genético

 O Aconselhamento Genético é um processo que lida com os problemas humanos associados à ocorrência ou ao risco de ocorrência e/ou recorrência de uma doença genética em uma família.

O que é e para que serve o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético consiste em verificar a probabilidade de uma doença genética ocorrer em uma família. E com essa probabilidade é possível orientar casais que pensam em ter filhos, mas apresentam grande probabilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação. Dessa forma o casal saberá suas opções e seus riscos, através da consulta de aconselhamento, é possível observar essas probabilidades, bem como as consequências para o bebê e para a família, ajudando assim nas decisões a respeito do futuro reprodutivo de um casal.

Como é feito o aconselhamento genético?

O aconselhamento é um processo de comunicação, será feito na consulta um levantamento de todo o histórico pessoal e familiar deste paciente e casal e com essas informações será verificado o risco de haver uma doença genética sendo herdadas. Para alguns casos será necessário a realização de exames genéticos para confirmação da doença e o risco de recorrência desta doença na família. 

Quando fazer um aconselhamento genético?

Sempre que um paciente realiza um exame genético será necessária uma consulta de aconselhamento genético, para identificar os riscos do casal e da família. Casais consanguíneos também tem indicação de buscar um aconselhamento genético. 

Onde fazer o aconselhamento genético?

Com médicos geneticistas, é possível localizar os especialistas no site da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM).

Ligue para nós

(11) 3298-6111

Fale Conosco via WhatsApp

11 98932-6620

Atendimento especializado